terça-feira, 13 de outubro de 2009

Como se cuidar na gestação

Quando a mulher fica grávida, é comum receber sugestões de como agir para levar a termo uma boa gestação. Abaixo, algumas dicas que não substituem a orientação médica:

Trabalho: A mulher grávida pode trabalhar enquanto se sentir bem, mas não deve ter vergonha de agendar intervalos para se alimentar e reivindicar a melhor cadeira do escritório. A permissão não vale para gestações de risco ou quando a mulher trabalha num ramo de atividade que a exponha a contaminações, como o setor químico.

Ginástica: Todo mundo precisa de atividade física, grávidas inclusive. Para evitar abusos, existem diversos cursos especializados para gestantes. Uma novidade que chegou com cara de modismo mas provou ser excelente recurso para relaxar os músculos e ativar o fluxo sanguíneo é a hidroginástica.

Álcool: Os médicos mais radicais recomendam abandonar até a cervejinha do final de semana, mas nada de exagero. O álcool faz mal ao feto quando consumido em grande quantidade, quando também estará fazendo mal à mãe.

Cigarro: Pare imediatamente. Entre inúmeros males, os compostos tóxicos do cigarro aumentam em 150% os riscos de aborto, a nicotina acelera o batimento cardíaco do feto e faz baixar o peso do recém-nascido.

Remédio: Não tome nada sem falar com seu médico, nem quando estiver com dor de cabeça.

Fonte

Abril On-Line

Nenhum comentário: