sexta-feira, 2 de outubro de 2009

         Música clássica para mamães e bebês 

Ainda não foram comprovados cientificamente os benefícios da música clássica na gravidez. Entretanto, estudiosos apontam que muitas mães, no período de gravidez, colocam o fone de ouvido junto à barriga na expectativa de estimular o bebê intelectualmente com as melodias de Mozart e Bach. O que existe comprovado pela terapia musical é que a música tem a capacidade de mexer com os pensamentos e as emoções, portanto o que for tocado poderá provocar uma série de cenas boas ou não, que farão o cérebro trabalhar e gastar muita energia, impossibilitando o relaxamento.
Segundo a musicista e estudante de musicoterapia, Carolina Paranhos, “a música clássica só fará bem à gestante se esse estilo de música fizer parte de seu repertório musical (músicas que ela costuma ouvir ou foram marcantes e freqüentes em uma determinada época em sua vida) e principalmente se ela gostar desse estilo. Caso contrário, será um grande desconforto passar um tempo ouvindo as obras clássicas”.
De acordo com a musicista, é muito comum entre as gestantes comprar coleções de CD´s de músicas clássicas e aqueles intitulados para relaxamento porque ouviram ou leram que é bom para o bebê. “Cada pessoa terá uma relação e reação diferente com cada música tocada e essa reação poderá ser tanto negativa como positiva e isso acontece com o bebê também, pois desde a vida intra-uterina, já sabe o que gosta e o que não lhe agrada com relação aos sons e a músicas, ou seja, quando a mãe sente o bebê ‘chutar’ a barriga ao ouvir algo, não significa que ele esteja adorando ouvir”, disse Carolina.

Fonte : Universidade Metodista  se SP

Nenhum comentário: