sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Evolução da espécie - continuação
7 meses – Grita e ri alto e ensaia engatinhar, mas ainda não consegue. Mas já tem uma visão maior do mundo. Apanha pedacinhos de comida e come. Adora mudar objetos de uma mão para outra e levanta os braços em saudação. Também tem reações de estranheza a pessoas e objetos não conhecidos e sente medo. Repete os próprios sons.
Estatura e peso médios:
Meninos: 66 cm e 8 kg
Meninas: 65 cm e 7,7 kg

8 meses – Ganha força no quadril e alguns conseguem engatinhar. Já senta sozinho mas estranha pessoas. Adquire mais dois dentinhos, começa a entender o significado do não e a ficar de pé com apoio. Segura objetos com a ponta dos dedos, bate palmas e coloca vários cubos dentro de uma caixa. Acena e pára quando lhe dizem “não”. Manifesta sentimentos de raiva quando é contrariado.
Estatura e peso médios:
Meninos: 68 cm e 8,4 kg
Meninas: 67 cm e 8,2 kg

9 meses – Consegue engatinhar bem e adquire mais força nos pés. Passa a manifestar de forma mais clara sua personalidade, gosta de ser o centro das atenções e faz gracinhas. Agarra-se a móveis e consegue se levantar. Podem nascer mais dentinhos e ele é capaz de usar xícara ou copinho. É muito ativo durante o dia, olha entre as pernas abertas e empilha dois cubos. Imita sons e acha brinquedos escondidos. Adora jogar objetos ao chão e observá-los cair. Repete sílabas.
Estatura e peso médios:
Meninos: 69 cm e 8,9 kg
Meninas: 68 cm e 8,6 kg

10 meses – Senta e levanta sozinho, dá tchau e pode falar papai e mamãe. Come bolacha, é curioso, engatinha bem e fica em pé com apoio. Gira a parte superior do corpo para alcançar um objeto, melhora a habilidade manual e começa a definir qual mão vai ser a dominante. Já troca passinhos com apoio, imita sons e pode falar dissílabos. As meninas ficam mais femininas e elegantes. Interessa-se por fotos, desenhos e figuras.
Estatura e peso médios:
Meninos: 71 cm e 9,3 kg
Meninas: 70 cm e 9,1 kg

11 meses – Ele suporta bem ficar períodos sozinho e brinca com outras crianças. Caminha com apoio, passa da posição de pé para sentado e desloca-se segurando em móveis. Diz mamá, papá e tchau. Vira páginas de um livro, segura copos e chama adultos e crianças para brincar. Ganha mais dentinhos. Também atende a “dá”, mas não solta o objeto. Move-se com agilidade, sobe e desce de móveis e escadas. Já abre gavetas e começa a ter noção do que é proibido e permitido.
Estatura e peso médios:
Meninos: 73 cm e 9,6 kg
Meninas: 72 cm e 9,4 kg

Nenhum comentário: